segunda-feira, 19 de maio de 2014

Mostra de Trabalhos e Entrega de Boletins "Família na Escola"

O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais são considerados componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.
O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.
Atividade desenvolvida pela professora Beloni do 2º ano Vespertino. Envolvendo uma sequência didática com a literatura:
Chapeuzinhos Coloridos

Com o objetivo de envolver a criança com o visual de sala de aula a professora do 1º ano Matutino desenvolveu atividades relacionando o nome dos alunos com o personagem do "Menino Maluquinho.” (Ziraldo).

Sabemos que a escrita do nome próprio tem função social definida em nossa cultura: identificar as pessoas, identificar aquilo que a ela pertence, referir-se e localizar-se… ou seja, simplesmente “se fazer existir”. Além de a escrita do nome próprio na escola ser usada para tais identificações, é utilizado também para proporcionar às crianças um suporte que lhes dê condições favoráveis para apoiá-las em seu processo de alfabetização. Por fornecer a ela um modelo estável de escrita, esse trabalho proporciona avanços significativos na aprendizagem da leitura e da escrita, porque o aprendiz encontra oportunidade para refletir sobre quais e quantas letras usar e em que ordem elas se apresentam. Assim, podem adquirir, aos poucos, os conhecimentos essenciais que impulsionarão seu processo de alfabetização.

Atividade realizada em sala de aula pela professora Marines Chu.


Trabalho realizado com os alunos do 5º ano Matutino e Vespertino após visita ao Observatório na cidade de Joaçaba.


Sequência Didática da História: Só um Minutinho
Tema: Só um Minutinho – Ana Maria Machado Tempo:
Turma: 2º ano Professora: Vanessa Savaris
 Objetivos: - Despertar e estimular o gosto em ouvir histórias. - Compreender o gênero textual a que o livro se refere: Conto; - Vivenciar estratégias de leitura que ajudem o aluno a avaliar o texto lido, defendendo oralmente suas opiniões; - Entender a moral de cada história; - Ilustrar as histórias contadas: - Recortar, colar e montar o esqueleto;   - Identificar informações explicitas da história; - Identificar diferentes gêneros textuais e sua finalidade; - Perceber que o nosso corpo é sustentado por ossos. Conteúdos: - Literatura Infantil: Conto - Produção de texto - Ilustração, recorte, pintura e colagem. - Interpretação oral e escrita.

Os Professores da Educação Infantil desenvolveram projetos demonstrando a  importância do lúdico, jogos e brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizagem do educando. Para isso, se faz necessário saber o significado do brincar, analisar o papel do educador nesse processo lúdico, e ainda, compreender os benefícios que as atividades lúdicas proporcionam no âmbito escolar. Nas brincadeiras as crianças desenvolvem algumas habilidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação. Para exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas. A educação lúdica, além de influenciar na formação de educando contribui na preparação para a vida futura, tornando-os mais atuantes e envolvidos com a sociedade.
Palavras-Chave: Educação Infantil. Lúdico.
Professoras: Adriana Perin  - Joelice Mascarelo-  Miriam Fracaro

1º ano Vespertino - professora Simone Grezele 

 Trabalho realizado com a professora Miriam Gubert-2º ano Matutino 







Nenhum comentário:

Postar um comentário