O envolvimento e a participação da família no
ambiente escolar nos dias atuais são considerados componente importante para o
desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em
sua vida escolar.
O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função
importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure
acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem,
tanto no lar quanto na sua atividade na escola.
Atividade desenvolvida pela professora Beloni do 2º
ano Vespertino. Envolvendo uma sequência didática com a literatura:
Chapeuzinhos Coloridos
Com o objetivo de envolver a criança com o visual
de sala de aula a professora do 1º ano Matutino desenvolveu atividades
relacionando o nome dos alunos com o personagem do "Menino Maluquinho.” (Ziraldo).
Sabemos que a escrita
do nome próprio tem função social definida em nossa cultura: identificar as
pessoas, identificar aquilo que a ela pertence, referir-se e localizar-se… ou
seja, simplesmente “se fazer existir”. Além de a escrita do nome próprio na
escola ser usada para tais identificações, é utilizado também para proporcionar
às crianças um suporte que lhes dê condições favoráveis para apoiá-las em seu
processo de alfabetização. Por fornecer a ela um modelo estável de escrita,
esse trabalho proporciona avanços significativos na aprendizagem da leitura e
da escrita, porque o aprendiz encontra oportunidade para refletir sobre quais e
quantas letras usar e em que ordem elas se apresentam. Assim, podem adquirir,
aos poucos, os conhecimentos essenciais que impulsionarão seu processo de
alfabetização.
Atividade realizada em sala de aula pela professora Marines Chu.
Trabalho realizado com
os alunos do 5º ano Matutino e Vespertino após visita ao Observatório na cidade
de Joaçaba.
Sequência Didática da História: Só um Minutinho
Tema: Só um Minutinho – Ana Maria Machado Tempo:
Turma: 2º ano Professora: Vanessa Savaris
Objetivos: - Despertar e estimular o gosto em ouvir histórias. - Compreender o gênero textual a que o livro se
refere: Conto; - Vivenciar estratégias de leitura que ajudem o
aluno a avaliar o texto lido, defendendo oralmente suas opiniões; - Entender a moral de cada história; - Ilustrar as histórias contadas: - Recortar, colar e montar o esqueleto; -
Identificar informações explicitas da história; -
Identificar diferentes gêneros textuais e sua finalidade; - Perceber que o nosso corpo é sustentado por ossos.
Conteúdos: - Literatura Infantil: Conto - Produção de texto -
Ilustração, recorte, pintura e colagem. -
Interpretação oral e escrita.
Os Professores da
Educação Infantil desenvolveram projetos demonstrando a importância do lúdico, jogos e brincadeiras
para o desenvolvimento e aprendizagem do educando. Para isso, se faz necessário
saber o significado do brincar, analisar o papel do educador nesse processo
lúdico, e ainda, compreender os benefícios que as atividades lúdicas
proporcionam no âmbito escolar. Nas brincadeiras as crianças desenvolvem
algumas habilidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória e a
imaginação. Para exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja
riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas. A educação
lúdica, além de influenciar na formação de educando contribui na preparação
para a vida futura, tornando-os mais atuantes e envolvidos com a sociedade.
Palavras-Chave: Educação
Infantil. Lúdico.
Professoras: Adriana Perin - Joelice Mascarelo- Miriam Fracaro
1º ano Vespertino - professora Simone Grezele
Trabalho realizado com a professora Miriam
Gubert-2º ano Matutino
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