terça-feira, 13 de maio de 2014

Atividades do Pré III

Atividades desenvolvidas pelos alunos do Pré III da professora Adriana Perin a partir da história “A Galinha Ruiva”.
Após conhecer a história através de slides os alunos fizeram as seguintes atividades:
  •              Confeccionaram um livrinho com a sequencia da história;
  •     Fizeram um passeio de estudos para conhecer o habitat, as características e a alimentação das galinhas e dos demais animais que são relatados na história;


  • Confeccionaram uma Galinha com copinho de Danoninho e duplex colorido.
Atividades Desenvolvidas:

  • ·         Recorte;
  • ·         Colagem;
  • ·         Classificar por cores;
  • ·         Contar as quantidades;
  • ·         Relacionar quantidade e numeral;
  • ·         Operações matemáticas;
  • ·         Noções de conjuntos.



  • Conhecendo o milho verde

         Iniciou-se trazendo para a sala diversas espigas de milho verde. A professora tirou da sacola e começou a descascar o milho lentamente, instigando a curiosidade das crianças. Explicou que aquele milho é o mesmo que a galinha ruiva usou para fazer o bolo na história. Em seguida, as crianças ajudaram a descascar o milho, explorando a textura da palha e dos grãos. Depois, foram até a cozinha pedir a colaboração das cozinheiras para prepará-lo.
        Mais tarde, a professora trouxe a bacia com o milho já cozido para a degustação das crianças. Todos olharam com curiosidade, cheiraram e comeram com vontade. Apenas um aluno não quis provar, mesmo sendo incentivado pela professora.
        Com esta atividade as crianças, além de aperfeiçoar o olfato e o paladar, puderam aprender a importância do trabalho em equipe, percebendo que o milho só ficou pronto depois que todos colaboraram descascando e levando-o para cozinhar.

  • Passeio de estudo no Moinho Beviláqua – Ouro, para aprender uma das maneiras  mais antigas  de fazer a quirera e a farinha de fubá.





  •     Desenvolvendo a receita do bolo da Galinha Ruiva; 
  No refeitório, seguindo a receita, exploramos as quantidades e os ingredientes. Analisamos os rótulos dos produtos e confeccionamos o bolo de milho.
    As crianças observaram com curiosidade os ingredientes da receita. Cada criança teve a oportunidade de contribuir para o preparo do bolo. Um adicionou o açúcar, outo a farinha...
    Com esta atividade, as crianças aprenderam a realizar tarefas coletivas, valorizando o resultado final.


  • Brincando de matemática com os ingredientes e utensílios da receita.

  • Provando o bolo de milho

        Depois do bolo pronto e os alunos acomodados a professora serviu as crianças, que saborearam o bolo feito com a colaboração de todos. A maioria repetiu, dizendo que estava uma delícia e pedindo a receita para a mamãe.
        Para as crianças, esta atividade foi muito significativa, pois participaram de todo o processo de preparação do bolo de milho. Com esta observação, constatamos que a aprendizagem das crianças torna-se mais significativa quando elas participam de todo o processo, como por exemplo, da preparação do bolo de milho.








Nenhum comentário:

Postar um comentário