quinta-feira, 15 de maio de 2014
Visita do Coelho e o Cineminha
Nossa turminha do Pré II teve uma tarde bem
especial, recebemos a visita do coelho, observamos seu corpinho, o jeito que
ele pula e se alimenta e depois tivemos um cineminha, assistindo como os
coelhos fabricam os ovos de páscoa. Foi super legal!
Menina Bonita do Laço de Fita
As
crianças do Pré II vespertino da professora Mirian ouviram a literatura “Menina
Bonita do Laço de Fita”, da autora Ana Maria Machado, depois conheceram todos
os personagem e objetos que faziam parte de toda a história. A parte mais
divertida foi fazer o teatro da historinha onde todos viraram artistas.
Bolinhas no Caminho
Primeiro realizamos uma atividade com bambolês,
dando pulos de um bambolê para o outro, saltando como o coelho, fazendo uma
exploração de quantos bambolês existia no caminho do coelho até chegar à
cenoura. Contamos, observamos a
quantidade e relacionamos ao numeral.
Depois no papel, fizemos bolinhas de papel crepom
amarelo e colamos no caminho do coelhinho.
Esta atividade tem por objetivo desenvolver a
coordenação motora ampla, noções matemáticas e a psicomotricidade fina.
terça-feira, 13 de maio de 2014
Atividades do Pré III
Atividades
desenvolvidas pelos alunos do Pré III da professora Adriana Perin a partir da
história “A Galinha Ruiva”.
Após
conhecer a história através de slides os alunos fizeram as seguintes
atividades:
- Confeccionaram um livrinho com a sequencia da história;
- Fizeram um passeio de estudos para conhecer o habitat, as características e a alimentação das galinhas e dos demais animais que são relatados na história;
- Confeccionaram uma Galinha com copinho de Danoninho e duplex colorido.
Atividades Desenvolvidas:
- · Recorte;
- · Colagem;
- · Classificar por cores;
- · Contar as quantidades;
- · Relacionar quantidade e numeral;
- · Operações matemáticas;
- · Noções de conjuntos.
-
Conhecendo o milho verde
Iniciou-se trazendo
para a sala diversas espigas de milho verde. A professora tirou da sacola e
começou a descascar o milho lentamente, instigando a curiosidade das crianças.
Explicou que aquele milho é o mesmo que a galinha ruiva usou para fazer o bolo
na história. Em seguida, as crianças ajudaram a descascar o milho, explorando a
textura da palha e dos grãos. Depois, foram até a cozinha pedir a colaboração
das cozinheiras para prepará-lo.
Mais tarde, a professora trouxe
a bacia com o milho já cozido para a degustação das crianças. Todos olharam com
curiosidade, cheiraram e comeram com vontade. Apenas um aluno não quis provar,
mesmo sendo incentivado pela professora.
Com esta atividade as crianças,
além de aperfeiçoar o olfato e o paladar, puderam aprender a importância do
trabalho em equipe, percebendo que o milho só ficou pronto depois que todos
colaboraram descascando e levando-o para cozinhar.
- Passeio de estudo no Moinho Beviláqua – Ouro, para
aprender uma das maneiras mais
antigas de fazer a quirera e a farinha
de fubá.
-
Desenvolvendo a receita do bolo da Galinha Ruiva;
No refeitório, seguindo a receita, exploramos as quantidades e os ingredientes. Analisamos os rótulos dos produtos e confeccionamos o bolo de milho.
As crianças observaram com curiosidade os ingredientes da receita. Cada criança teve a oportunidade de contribuir para o preparo do bolo. Um adicionou o açúcar, outo a farinha...
Com esta atividade, as crianças aprenderam a realizar tarefas coletivas, valorizando o resultado final.
- Brincando de matemática com os ingredientes e
utensílios da receita.
-
Provando o bolo de milho
Depois do bolo pronto e os
alunos acomodados a professora serviu as crianças, que saborearam o bolo feito
com a colaboração de todos. A maioria repetiu, dizendo que estava uma delícia e
pedindo a receita para a mamãe.
Para as crianças, esta atividade
foi muito significativa, pois participaram de todo o processo de preparação do
bolo de milho. Com esta observação, constatamos que a aprendizagem das crianças
torna-se mais significativa quando elas participam de todo o processo, como por
exemplo, da preparação do bolo de milho.
Conhecendo o milho verde
Iniciou-se trazendo
para a sala diversas espigas de milho verde. A professora tirou da sacola e
começou a descascar o milho lentamente, instigando a curiosidade das crianças.
Explicou que aquele milho é o mesmo que a galinha ruiva usou para fazer o bolo
na história. Em seguida, as crianças ajudaram a descascar o milho, explorando a
textura da palha e dos grãos. Depois, foram até a cozinha pedir a colaboração
das cozinheiras para prepará-lo.
Mais tarde, a professora trouxe
a bacia com o milho já cozido para a degustação das crianças. Todos olharam com
curiosidade, cheiraram e comeram com vontade. Apenas um aluno não quis provar,
mesmo sendo incentivado pela professora.
Com esta atividade as crianças,
além de aperfeiçoar o olfato e o paladar, puderam aprender a importância do
trabalho em equipe, percebendo que o milho só ficou pronto depois que todos
colaboraram descascando e levando-o para cozinhar.
- Passeio de estudo no Moinho Beviláqua – Ouro, para aprender uma das maneiras mais antigas de fazer a quirera e a farinha de fubá.
-
Desenvolvendo a receita do bolo da Galinha Ruiva;
No refeitório, seguindo a receita, exploramos as quantidades e os ingredientes. Analisamos os rótulos dos produtos e confeccionamos o bolo de milho.
As crianças observaram com curiosidade os ingredientes da receita. Cada criança teve a oportunidade de contribuir para o preparo do bolo. Um adicionou o açúcar, outo a farinha...
Com esta atividade, as crianças aprenderam a realizar tarefas coletivas, valorizando o resultado final.
- Brincando de matemática com os ingredientes e
utensílios da receita.
- Provando o bolo de milhoDepois do bolo pronto e os alunos acomodados a professora serviu as crianças, que saborearam o bolo feito com a colaboração de todos. A maioria repetiu, dizendo que estava uma delícia e pedindo a receita para a mamãe.Para as crianças, esta atividade foi muito significativa, pois participaram de todo o processo de preparação do bolo de milho. Com esta observação, constatamos que a aprendizagem das crianças torna-se mais significativa quando elas participam de todo o processo, como por exemplo, da preparação do bolo de milho.
sexta-feira, 9 de maio de 2014
Nomes e Histórias
Com o objetivo de promover a
acolhida e a socialização e de fazer um estudo sobre nomes e identidade de cada
criança desenvolvemos um trabalho neste 1º bimestre oportunizando aos alunos:
- ·
Conhecer a história de seu nome;
- ·
Conhecer documentos de identidade das crianças;
- ·
Identificar data completa do seu nascimento;
- ·
Conhecer o significado de cada nome;
- ·
Descrever características pessoais
- ·
Desenvolver o respeito a si e ao outro -
diferenças;
- ·
Produzir conhecimentos na área da oralidade, escrita
e conhecimentos matemáticos através de pesquisas, acrósticos, rimas, poemas,
gráficos, literaturas…
O trabalho com a história do
aluno proporciona a este tornar-se produtor de seu tempo, voltando ao passado e
idealizando histórias futuras.
Professora: Miriam Gubert
2º ano matutino
Assinar:
Postagens (Atom)