quinta-feira, 15 de maio de 2014

Atividades com os alunos do Pré-II matutino

Nesses primeiros meses de aula desenvolvemos o projeto: boas vindas, bem como, eu sou o bicho! Nos quais realizamos diversas atividades e brincadeiras
Literatura: O piquenique de Mary e Eliardo França



Conhecendo a escola através de visita e álbuns de fotos


Estudando o corpo humano




Explorando a literatura: O Boneco Doce




 Estudando os animais: visita educativa Sítio Campioni.



Semana da páscoa: visita do coelho e jogos de classificação e seriação envolvendo quantidades.








Visita do Coelho e o Cineminha

Nossa turminha do Pré II teve uma tarde bem especial, recebemos a visita do coelho, observamos seu corpinho, o jeito que ele pula e se alimenta e depois tivemos um cineminha, assistindo como os coelhos fabricam os ovos de páscoa. Foi super legal!





Menina Bonita do Laço de Fita

As crianças do Pré II vespertino da professora Mirian ouviram a literatura “Menina Bonita do Laço de Fita”, da autora Ana Maria Machado, depois conheceram todos os personagem e objetos que faziam parte de toda a história. A parte mais divertida foi fazer o teatro da historinha onde todos viraram artistas.






Bolinhas no Caminho

Primeiro realizamos uma atividade com bambolês, dando pulos de um bambolê para o outro, saltando como o coelho, fazendo uma exploração de quantos bambolês existia no caminho do coelho até chegar à cenoura.  Contamos, observamos a quantidade e relacionamos ao numeral.
Depois no papel, fizemos bolinhas de papel crepom amarelo e colamos no caminho do coelhinho.
Esta atividade tem por objetivo desenvolver a coordenação motora ampla, noções matemáticas e a psicomotricidade fina.









terça-feira, 13 de maio de 2014

Atividades do Pré III

Atividades desenvolvidas pelos alunos do Pré III da professora Adriana Perin a partir da história “A Galinha Ruiva”.
Após conhecer a história através de slides os alunos fizeram as seguintes atividades:
  •              Confeccionaram um livrinho com a sequencia da história;
  •     Fizeram um passeio de estudos para conhecer o habitat, as características e a alimentação das galinhas e dos demais animais que são relatados na história;


  • Confeccionaram uma Galinha com copinho de Danoninho e duplex colorido.
Atividades Desenvolvidas:

  • ·         Recorte;
  • ·         Colagem;
  • ·         Classificar por cores;
  • ·         Contar as quantidades;
  • ·         Relacionar quantidade e numeral;
  • ·         Operações matemáticas;
  • ·         Noções de conjuntos.



  • Conhecendo o milho verde

         Iniciou-se trazendo para a sala diversas espigas de milho verde. A professora tirou da sacola e começou a descascar o milho lentamente, instigando a curiosidade das crianças. Explicou que aquele milho é o mesmo que a galinha ruiva usou para fazer o bolo na história. Em seguida, as crianças ajudaram a descascar o milho, explorando a textura da palha e dos grãos. Depois, foram até a cozinha pedir a colaboração das cozinheiras para prepará-lo.
        Mais tarde, a professora trouxe a bacia com o milho já cozido para a degustação das crianças. Todos olharam com curiosidade, cheiraram e comeram com vontade. Apenas um aluno não quis provar, mesmo sendo incentivado pela professora.
        Com esta atividade as crianças, além de aperfeiçoar o olfato e o paladar, puderam aprender a importância do trabalho em equipe, percebendo que o milho só ficou pronto depois que todos colaboraram descascando e levando-o para cozinhar.

  • Passeio de estudo no Moinho Beviláqua – Ouro, para aprender uma das maneiras  mais antigas  de fazer a quirera e a farinha de fubá.





  •     Desenvolvendo a receita do bolo da Galinha Ruiva; 
  No refeitório, seguindo a receita, exploramos as quantidades e os ingredientes. Analisamos os rótulos dos produtos e confeccionamos o bolo de milho.
    As crianças observaram com curiosidade os ingredientes da receita. Cada criança teve a oportunidade de contribuir para o preparo do bolo. Um adicionou o açúcar, outo a farinha...
    Com esta atividade, as crianças aprenderam a realizar tarefas coletivas, valorizando o resultado final.


  • Brincando de matemática com os ingredientes e utensílios da receita.

  • Provando o bolo de milho

        Depois do bolo pronto e os alunos acomodados a professora serviu as crianças, que saborearam o bolo feito com a colaboração de todos. A maioria repetiu, dizendo que estava uma delícia e pedindo a receita para a mamãe.
        Para as crianças, esta atividade foi muito significativa, pois participaram de todo o processo de preparação do bolo de milho. Com esta observação, constatamos que a aprendizagem das crianças torna-se mais significativa quando elas participam de todo o processo, como por exemplo, da preparação do bolo de milho.








sexta-feira, 9 de maio de 2014

Nomes e Histórias


Com o objetivo de promover a acolhida e a socialização e de fazer um estudo sobre nomes e identidade de cada criança desenvolvemos um trabalho neste 1º bimestre oportunizando aos alunos:
  • ·         Conhecer a história de seu nome;
  • ·         Conhecer documentos de identidade das crianças;
  • ·         Identificar data completa do seu nascimento;
  • ·         Conhecer o significado de cada nome;
  • ·         Descrever características pessoais
  • ·         Desenvolver o respeito a si e ao outro - diferenças;
  • ·         Produzir conhecimentos na área da oralidade, escrita e conhecimentos matemáticos através de pesquisas, acrósticos, rimas, poemas, gráficos, literaturas…

O trabalho com a história do aluno proporciona a este tornar-se produtor de seu tempo, voltando ao passado e idealizando histórias futuras.
Professora: Miriam Gubert
 2º ano matutino