terça-feira, 24 de junho de 2014

A Ludicidade no Ensino da Matemática na Educação Infantil


O bom desempenho da criança nas primeiras séries e sua consequente permanência na escola subentende um cuidadoso trabalho anterior de coordenação motora, percepção visual e auditiva, conhecimentos verbais para comunicar-se e se expressar, de atenção e capacidade para seguir corretamente instruções, também de atividades que desenvolvam o pensamento lógico e outras.


A ludicidade quando aplicada com objetivos pertinentes, permite sua as nesse contexto pela Matemática. A interação, a socialização de ideias e troca de informações são elementos indispensáveis nas aulas de matemática em todas as fases de escolaridade. 

Segundo Piaget (1967) “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral”.


Dante (1994) sugere que, antes das atividades de ensino da matemática para as crianças pequenas, devem-se realizar atividades concretas que trabalhem o corpo da criança e envolvam seu meio ambiente, usando sucata e materiais estruturados. Para o autor, as atividades concretas são fundamentais no processo de construção e compreensão das ideias matemáticas.




Segundo Kamii (2009) “assim como cada criança tem que reinventar oconhecimento para apropriar-se dele, cada professor precisará construir sua maneira própria de trabalhar...”. O desafio para cada educador é construir sua prática reinventando o conhecimento por meio de uma nova síntese teórico - prática.
Toda atividade na Educação Infantil deve ser pensada, planejada e elaborada de acordo com a necessidade apresentada por cada faixa etária. Deve permitir que as crianças usem estratégias, estabeleçam planos, descubram possibilidades, isto é, a brincadeira deve ser permeada por diversas situações problema. A ludicidade quando aplicada com objetivos pertinentes permite sua adequação para as demais áreas do conhecimento, representadas nesse contexto pela Matemática.



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