quinta-feira, 26 de maio de 2016

DIA DO DESAFIO

O que é o Dia do Desafio?

O Dia do Desafio é uma campanha mundial de promoção da saúde e bem-estar. Seu objetivo é quebrar a rotina sedentária e estimular a população a praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos.O evento ocorre sempre na última quarta-feira do mês de maio, da 0h às 21h, e conta com a participação de milhares de cidades do mundo inteiro.

Esse ano a data foi 25/05/2016 e em nossa escola tivemos as seguintes atividades:  Zumba, Haecondo e Capoeira. Os alunos adoraram. Um agradecimento especial para todos os professores envolvidos nessa atividade super saudável.







quarta-feira, 18 de maio de 2016

PRÉ-III MATUTINO E VESPERTINO

As turmas do PRÉ-III MATUTINO E VESPERTINO, da Escola Municipal Belisário Pena, deram continuidades ao projeto: COMER E CRESCER com o TEMA: IDENTIDADE, CORPO E ALIMENTAÇÃO, desenvolveram atividades lúdicas acerca do assunto estudado.
Na oportunidade puderam observar o corpo, suas partes, as funções de alguns órgãos, também exploramos o contorno do corpo, livros sobre o corpo e observar o esqueleto “Godofredo”.
Foi trabalhado também com a personagem Emília, para conhecer um pouco mais da vida e obra de Monteiro Lobato, que culminou na apresentação no dia da Mobilização pela Leitura.
Com a chegada do dia das mães, foi abordado a importância da figura materna no desenvolvimento infantil, foi enviado para as mães uma tarefa, onde teriam que escrever uma receita com a banana, pois haviam estudado sobre os benefícios desta fruta.
Aqui na escola a professora e os alunos escolheram  fazer a vitamina de banana, explorando a receita e se deliciaram ao experimentar a vitamina pronta.


















ALUNOS DO 4º ANO VESPERTINO - PROFESSORA: SONIA LAMB

OS VALORES DAS NOSSAS LEMBRANÇAS E DAS NOSSAS HISTÓRIAS
Atividade realizada na disciplina de História


Guilherme Augusto Araújo Fernandes


    “A história Guilherme Augusto Araújo Fernandes, escrito por Mem Fox e ilustrado por Julie Vivas, trata da amizade de um menino com uma senhora que já não é tão nova assim. O menino Guilherme Augusto Araújo Fernandes mora ao lado de um lugar inusitado, um asilo.
Lá ele tem vários amigos com os quais aprende muitas coisas, mas existe uma amiga muito especial de Guilherme, a Dona Antônia.
Guilherme Augusto descobre que Dona Antônia havia perdido a memória. Não sabendo muito sobre o assunto, ele começa a pedir informações aos seus amigos. Por fim, Guilherme, seguindo cada informação recebida, decide montar uma cesta com vários objetos significativos, com a intenção de recuperar as memórias perdidas de Dona Antônia.” 
     É de fato uma história emocionante, pois trata dos valores, das nossas lembranças, das nossas histórias. Cada pessoa tem um livro de vida com histórias completamente diferentes. Até mesmo as crianças, pois sempre estão contando suas novidades, querendo chamar a atenção com algo novo.
Pode até não parecer importante, mas uma criança guarda cada jeito, forma e característica, para que, assim, elas se moldem e criem suas próprias lembranças.
     Após a explorar literatura a professora preparou uma caixa de memórias da sua vida que representavam cada parte da história. Lembranças que valiam ouro, outras que faziam rir e chorar e algumas que deixavam saudades. E apresentou par os alunos.
     Como tema de casa os alunos deveriam trazer lembranças (objetos, roupas, fotografia) e relatar para o grande grupo suas memórias identificando momentos especiais de suas vidas junto a seus familiares. 
     Para concluir os alunos em círculo contavam suas memórias mostrando suas lembranças e organizando uma mural ao lado da sala de aula.
      Percebeu-se com este trabalho a importância do envolvimento da família na vida escolar das crianças.