segunda-feira, 24 de junho de 2013

Saneamento básico é um conjunto de procedimentos adotados numa determinada região que visa proporcionar uma situação higiênica saudável para os habitantes.


Os alunos do 4º ano foram até a SIMAE (Serviço Intermunicipal de água e esgoto) para uma visita de estudos. Com o objetivo de entender como a água potável é distribuída à população de Capinzal e Ouro.  Constataram que água captada do Rio do Peixe é bombeada para a Estação de Tratamento de Água (ETA) onde é tratada para depois ser distribuída para a população.
Como é feita a vigilância da qualidade da água potável?
É feita pelo SIMAE nos seus laboratórios que ficam junto à Estação de Tratamento de Água e laboratórios externos credenciados. Todo controle começa na própria Estação, onde todas as fases do tratamento são monitoradas por meio de análises nos laboratórios e por meio de equipamentos que fazem análises de diversos parâmetros. Nas redes de distribuição de água, são feitas aproximadamente 5.000 análises mensalmente, amostras coletadas em cerca de 400 pontos de monitoramento, desde o manancial de captação até os pontos de abastecimento nos imóveis distribuídos pela cidade.
No final de cada mês, é elaborado um relatório que é encaminhado para a Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, que por meio da Vigilância Sanitária, é responsável pelo controle da qualidade da água nos municípios e uma cópia e disponibilizada no site do SIMAE, no link: QUALIDADE DA ÁGUA.
Como é feito o tratamento da água?
O tratamento da água consiste na transformação da água bruta captada no rio em água potável para o consumo humano. Ele é realizado na Estação de Tratamento de Água. A primeira etapa consiste em retirar da água bruta, por processos físicos e químicos, as partículas sólidas em suspensão e diluídas que provocam cor e turbidez (baixa transparência) na água. Nesta etapa são feitas: a floculação, que é a formação de flocos de materiais sólidos em suspensão e diluídos por meio da ação de produtos químicos; a decantação, onde esses flocos ficarão retidos e a filtração, que completa a retirada desses materiais sólidos. Na próxima etapa, é adicionado o flúor, que tem a finalidade de ajudar a proteger os dentes da população, principalmente infanto-juvenil, das cáries. Também nesta etapa é adicionado o cloro, que tem a função de desinfecção da água. A presença do cloro na água, em todos os pontos das redes de distribuição, é a principal garantia da sua potabilidade.

Professora Responsável Pelo 4º Ano Matutino E Vespertino:
Marilce Gotardo








Nenhum comentário:

Postar um comentário