segunda-feira, 14 de abril de 2014
Brincar
Brincar é uma importante forma de comunicação. Na brincadeira as crianças recriam e estabilizam aquilo que sabem sobre as mais diversas esferas do conhecimento, em uma atividade espontânea e imaginativa.
O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem prazerosa, não sendo somente lazer. É importante para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo.
Atividades desenvolvidas pela professora Adriana Perin com os alunos do Pré III matutino e vespertino.
quinta-feira, 10 de abril de 2014
Projeto Boas Vindas
Atividades de Boas Vindas desenvolvidas com o Pré II vespertino com a Professora Miriam Mascarello.
Balões
Balões
Na
brincadeira com balões, exploramos as cores, seriamos e classificamos. Depois
dançamos com os balões coloridos e todos se ajudaram para que nenhum balão
caísse no chão. Nossa fila organizada para a saída, cada um com o seu balão.
Rodinha
Na
rodinha, cada criança apresentou o seu brinquedo ao colega. O objetivo deste
momento é expressar-se oralmente, interagindo com os colegas, aprendendo a
falar e a ouvir na hora certa.
Brincadeiras
No
momento das brincadeiras no pátio da escola as crianças socializaram-se com os amiguinhos, brincando e aprendendo a partilhar.
Projeto é o Bicho
Este projeto tem por objetivo construir estratégias para que as crianças percebam características gerais que identificam a espécie humana, comparando o que temos em comum com os animais e o que os diferencia. Com esse objetivo a professora Miriam Mascarello desenvolveu as seguintes atividades com os alunos do Pré II vespertino.
Dinâmica do espelho
Na
dinâmica do espelho, cada criança observou as características do próprio corpo
e percebeu as diferenças com o corpo do colega, além de construir uma imagem
positiva de si.
Contorno do Corpo
No
contorno do corpo, o objetivo foi identificar e conhecer as partes do corpo e
nomeá-las corretamente, vestir cada corpo com suas roupas confeccionadas pelas
crianças com a ajuda da professora e depois criar um cenário bem lindo para
cada um dos desenhos.
sexta-feira, 4 de abril de 2014
Literaturas de Ziraldo
Ao
longo dos anos, a educação preocupa-se em contribuir para a formação de um
indivíduo crítico, responsável e atuante da sociedade. Isso porque se vive em
uma sociedade onde as trocas sociais acontecem rapidamente, seja através da
leitura, da escrita, da linguagem oral e visual. Diante disso, busca-se
desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e como a
literatura pode influenciar de maneira positiva neste processo. Sendo assim os
alunos do 1° ano vespertino da professora Simone desenvolveram várias
atividades baseadas nas literaturas de Ziraldo, onde foram propiciados momentos
prazerosos, atividades lúdicas envolvendo todas as áreas do conhecimento,
aguçando o prazer pela leitura e a escrita relacionando-o com o cotidiano das
crianças.
Turma 1° Ano Vespertino
Professora: Simone Mantovani Grezele
quarta-feira, 2 de abril de 2014
Projeto : NOSSAS ORIGENS
Visando a importância de nós conhecer como sujeitos ativos na sociedade, os alunos realizaram atividades e estudos relacionados a sua história.
Num contexto onde a família é base para a vida, os alunos do 4º ano matutino e vespertino da professora Juciele Machado construíram a casa das gerações, onde recorreram a fontes orais e aos registros de nascimento para conhecer os parentes mais próximos e distantes.
A atividade envolveu desde o estudo e interpretação de um texto: Nossas Origens, assim como literaturas, para então a coleta de informações através da certidão de nascimento com posterior elaboração da casa das gerações e cartaz.
segunda-feira, 31 de março de 2014
Romeu e Julieta Ruth Rocha
Atividade desenvolvida pela professora Vanessa Savaris com o 2º “02” vespertino, utilizando o livro Romeu e Julieta de Ruth Rocha.
Objetivo: Conhecer e respeitar os
outros com suas diferenças e/ou limitações, dialogando, trocando conhecimentos
e experiências. Permitindo, que os alunos desenvolvam habilidades nas diversas áreas
do conhecimento, como também, auxilia-los a refletir sobre si mesmo,
proporcionando-lhes ações autônomas com responsabilidade.
Assinar:
Postagens (Atom)