segunda-feira, 14 de abril de 2014

Consciência Fonológica

A estimulação da consciência fonológica contribui para a aquisição da leitura e escrita e ajuda na compreensão da relação fonema-grafema.
As crianças são capazes de brincar com os sons das palavras sem estarem conscientes do que estão fazendo, e, por outro lado podem lidar conscientemente com as singularidades e diferenças entre elas. Percebe as palavras enquanto sequências sonoras, através de atividades que possibilitem a análise e síntese dos sons que compõem a fala.
Atividades de consciência fonológica desenvolvidas com os alunos do Pré III (matutino e vespertino) da professora Adriana Perin.







Brincar

    Brincar é uma importante forma de comunicação. Na brincadeira as crianças recriam e estabilizam aquilo que sabem sobre as mais diversas esferas do conhecimento, em uma atividade espontânea e imaginativa. 
  O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem prazerosa, não sendo somente lazer. É importante para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo.

   Atividades desenvolvidas pela professora Adriana Perin com os alunos do Pré III matutino e vespertino.








quinta-feira, 10 de abril de 2014

Projeto Boas Vindas

       Atividades de Boas Vindas desenvolvidas com o Pré II vespertino com a Professora Miriam Mascarello.

Balões
Na brincadeira com balões, exploramos as cores, seriamos e classificamos. Depois dançamos com os balões coloridos e todos se ajudaram para que nenhum balão caísse no chão. Nossa fila organizada para a saída, cada um com o seu balão.

Rodinha

Na rodinha, cada criança apresentou o seu brinquedo ao colega. O objetivo deste momento é expressar-se oralmente, interagindo com os colegas, aprendendo a falar e a ouvir na hora certa.




Brincadeiras

No momento das brincadeiras no pátio da escola as crianças  socializaram-se  com os amiguinhos, brincando e  aprendendo a partilhar.





Projeto é o Bicho

Este projeto tem por objetivo construir estratégias para que as crianças percebam características gerais que identificam a espécie humana, comparando o que temos em comum com os animais e o que os diferencia. Com esse objetivo a professora Miriam Mascarello desenvolveu as seguintes atividades com os alunos do Pré II vespertino.

Dinâmica do espelho

Na dinâmica do espelho, cada criança observou as características do próprio corpo e percebeu as diferenças com o corpo do colega, além de construir uma imagem positiva de si.





Contorno do Corpo

No contorno do corpo, o objetivo foi identificar e conhecer as partes do corpo e nomeá-las corretamente, vestir cada corpo com suas roupas confeccionadas pelas crianças com a ajuda da professora e depois criar um cenário bem lindo para cada um dos desenhos.






sexta-feira, 4 de abril de 2014

Literaturas de Ziraldo

            Ao longo dos anos, a educação preocupa-se em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante da sociedade. Isso porque se vive em uma sociedade onde as trocas sociais acontecem rapidamente, seja através da leitura, da escrita, da linguagem oral e visual. Diante disso, busca-se desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e como a literatura pode influenciar de maneira positiva neste processo. Sendo assim os alunos do 1° ano vespertino da professora Simone desenvolveram várias atividades baseadas nas literaturas de Ziraldo, onde foram propiciados momentos prazerosos, atividades lúdicas envolvendo todas as áreas do conhecimento, aguçando o prazer pela leitura e a escrita relacionando-o com o cotidiano das crianças.

Turma 1° Ano Vespertino
Professora: Simone Mantovani Grezele





quarta-feira, 2 de abril de 2014

Projeto : NOSSAS ORIGENS


     Visando a importância de nós conhecer como sujeitos ativos na sociedade, os alunos realizaram atividades e estudos relacionados a sua história.
     Num contexto onde a família é base para a vida, os alunos do 4º ano matutino e vespertino da professora Juciele Machado construíram a casa das gerações, onde recorreram a fontes orais e aos registros de nascimento para conhecer os parentes mais próximos e distantes.



     A atividade envolveu desde o estudo e interpretação de um texto: Nossas Origens, assim como literaturas, para então a coleta de informações através da certidão de nascimento com posterior elaboração da casa das gerações e cartaz.




segunda-feira, 31 de março de 2014

Romeu e Julieta Ruth Rocha


Atividade  desenvolvida pela professora Vanessa Savaris com o 2º “02” vespertino, utilizando o livro Romeu e Julieta de Ruth Rocha.

Objetivo: Conhecer e respeitar os outros com suas diferenças e/ou limitações, dialogando, trocando conhecimentos e experiências. Permitindo, que os alunos desenvolvam habilidades nas diversas áreas do conhecimento, como também, auxilia-los a refletir sobre si mesmo, proporcionando-lhes ações autônomas com responsabilidade.